Sérgio Silva nos Jogos dos Pequenos Estados da Europa
Últimas Notícias
Sexta, 31 Maio 2013 21:05

Sérgio Silva participa nos 15º Jogos dos Pequenos Estados da Europa, que se disputam de 27 de Maio a  1 de Junho de 2013.Sérgio Silva

Falámos com ele antes da partida para o evento, numa conversa que reproduzimos agora nestas linhas:

 

ANJB (A) - Olá Sérgio, antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pela nomeação para os Jogos dos Pequenos Estados da Europa, em nome da ANJB e creio que em nome de todos os nossos colegas.

 

Sérgio Silva (SS) - Muito Obrigado. Olá a todos os juízes em geral e aos sócios da ANJB em particular.

 

A - Conta-nos, como te sentiste ao receber esta nomeação?

 

SS - Esta nomeação surgiu na sequência de um convite que recebi diretamente da Federação Luxemburguesa, para participar como árbitro neutro nestes jogos e posteriormente confirmado pela FIBA Europa através do seu representante técnico designado para os jogos.

 

A - É a tua primeira experiência nestes Jogos?

 

SS - Sim é. Aliás devo confessar que nem sabia que existiam...

 

A - E quantos árbitros estão presentes?

 

SS - Bem, estão presentes 12 árbitros, 3 comissários FIBA e 1 delegado técnico FIBA (o portugues John Gonçalves).

 

A - Estando tu já habituado a outros palcos, como definirias esta competição?

 

SS - Esta competição para mim, surge uns dias antes de participar no Campeonato da Europa Feminino, ou seja é uma excelente oportunidade para poder treinar e ganhar ritmo internacional para os 15 dias de competição que vêm dentro de duas semanas, em França.

 

A - É importante para a tua carreira internacional? De que forma te poderá ajudar a evoluir?

 

SS - É mais uma participação internacional. Estamos sempre a apreender e a ganhar experiência...

 

A - E consegues explicar-nos a envolvência dos jogos, isto é, como se desenrola a competição, que países estão a disputar o torneio, etc?

 

SS - É uma competição organizada para pequenos estados da Europa, ou seja países com menos de um milhão de habitantes (Andorra, Chipre, Islândia, Liechtenstein, Luxemburgo, malta, Mónaco, Montenegro e São Marino) e que teve a sua primeira edição em 1985, sendo realizados de 2 em 2 anos apoiados pelo Comité Olímpico Internacional e pelos correspondentes comités nacionais de cada país.

Estes serão os 15ºs jogos e estão presentes cerca de 800 atletas de 8 modalidades diferentes (6 individuais e 2 coletivas). Ao todo, entre atletas, treinadores, chefes de comitivas, stafs, juízes e voluntários, são cerca de 3 mil participantes que circulam pelas ruas da maravilhosa cidade do Luxemburgo.

 

A - E quanto aos objectivos, levas algum "desejo escondido" na bagagem? O facto de seres um árbitro "neutro" faz-te sonhar com a presença na final, por exemplo?

 

SS - Nops... O meu desejo é jogo a jogo fazer uma óptima arbitragem, liderar a minha equipa e no final poder dizer que fomos a melhor equipa em campo. Este é o objectivo principal. Quanto arbitrar uma final, esta competição (masculina e feminina) é no sistema de todos contra todos, portanto não existe esse momento simbólico...

 

A - Sérgio, em nome da ANJB muito obrigado por esta breve troca de palavras e desejo-te um excelente torneio e que tenhas um óptimo desempenho

 

SS - Obrigado, desejo a todos os árbitros internacionais portugueses votos de excelentes campeonatos de verão, a todos os juízes votos que a época que agora termina tenha sido a melhor de sempre mas com o dever e desejo que a próxima seja ainda melhor e por fim, à ANJB que continue a excelente divulgação das coisas boas que os árbitros portugueses fazem ou têm feito por essa Europa fora.

 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.