Novas tecnologias ao serviço da arbitragem.
F.I.B.A. - Federação Internacional de Basquetebol
Segunda, 22 Junho 2009 21:30
Digital Scoresheet

Sábado dia 13 de Junho, no Eurobasket Feminino 2009, marcou um momento histórico para a importância do uso das tecnologias no jogo de basquetebol moderno. No jogo que opôs as anfitriãs, Letónia, à Eslováquia, o "Digital Scoresheet" foi usado pela primeira vez, no sentido de ajudar a suportar as decisões dos árbitros.

No final do segundo período, a jogadora eslovaca Zuzana Zirková fez uma tentativa de lançamento de três pontos desde a linha de meio campo que acabou por entrar no cesto. Enquanto um dos árbitros auxiliares validou o cesto, o árbitro principal quis verificar se o lançamento tinha sido executado dentro do tempo regulamentar. Sem hesitações, os árbitros recorreram à mesa dos oficiais do "Digital Scoreshhet" por forma a confirmarem o lance.

A equipa do "Digital Scoresheet" reproduziu o vídeo e as imagens disponíveis, ajudando os árbitros a concluir que o lançamento tinha sido executado para além do tempo limite, e que o cesto deveria ser cancelado. Pode ver o vídeo completo da situação descrita clicando aqui.

Durante o mesmo campeonato, já no jogo dos quartos de final entre a Espanha e a Itália, no final do primeiro período a jogadora italiana
Chiara Pastore executou um lançamento debaixo do cesto em cima do final do tempo de jogo. Com o cronómetro a mostrar 0:00 e com a bola a entrar no cesto, os árbitros quiseram certificar-se da validade do mesmo e recorreram novamente ao "Digital Scoresheet". Concluíram então que o lançamento tinha sido executado para além do tempo limite e que o mesmo não deveria contar. Pode ver o vídeo completo da situação descrita clicando aqui.

O "Digital Scoresheet" combina o vídeo do jogo com o Boletim de Jogo Oficial, permitindo uma verificação rápida durante o jogo e dando a oportunidade aos juízes de analisarem a sua performance após o jogo. Este sistema já está disponível desde o Eurobasket 2005 mas, esta foi a primeira vez que foi "consultado" pelos árbitros num jogo oficial.

"Os árbitros são seres humanos; não há dúvida que podem sempre cometer um erro. É por isso que nós por vezes, especialmente em casos que envolvem o tempo de jogo, precisamos da tecnologia para suportar as nossas decisões.", comentou o Coordenador dos Árbitros FIBA e desenvolvedor do "Digital Scoresheet" Miguel Betancor.

"Ao usar o
"Digital Scoresheet", a FIBA Europa tenta facilitar a arbitragem dos seus torneios, da mesma forma que tenta facilitar o trabalho das equipas participantes e dos media."

A FIBA Europa já concordou em disponibilizar esta tecnologia a outras zonas da FIBA para que seja utilizada nas suas próprias competições no futuro. O
"Digital Scoresheet" será utilizado também pela primeira vez no Campenato Masculino da FIBA America's, que terá lugar este verão em Porto Rico.


 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.